INSTITUTO TEOLÓGICO BOA TERRA
Histórico do “Instituto Teológico Boa Terra”.
O “Instituto Teológico Boa Terra” é um departamento da Igreja de Deus no Brasil, que iniciou suas atividades em Nova Esperança, Dona Emma – SC, no ano de 1923, entre os imigrantes alemães.
Logo, o trabalho se expandiu para outros locais, e com essa expansão, surgiu à necessidade de treinar novos líderes, para atender melhor o trabalho, e fundar novas Igrejas. Algumas décadas se passaram, até surgirem às primeiras Escolas de Treinamento de Líderes, que funcionaram junto a Igrejas locais, de onde saíram vários Pastores e Obreiros. Foram três Escolas Precursoras que antecederam à Fundação do Instituto Teológico Boa Terra, a saber:
1. Escola Bíblica em Rio das Antas – SC. Em 1949 e 1950, os Pastores Salomon e Heinrich Weissburguer, que treinaram vários Pastores e Obreiros.
2. Escola de Treinamento de Líderes em Marechal Cândido Rondon –PR. Em 1964 o Missionário David Méier abriu uma Escola de Treinamento de Líderes, de onde também foram treinados alguns Pastores e Obreiros.
3. Escola de Treinamento de Líderes em Fanny, Curitiba – PR. Em 1966, o Missionário Rúben Malzon também iniciou uma Escola de Treinamento de Líderes, de onde também saíram vários Pastores e Obreiros.
Finalmente, no dia 05 de março de 1972, o Instituto Bíblico Boa Terra foi inaugurado em sua sede própria, à rua Pastor Adolfo Weidmann 3024, no bairro do Guarituba, município de Piraquara – PR (região metropolitana de Curitiba), sob a liderança de três casais Pastorais: Nelson e Adelheid Junges, Edgar e Cilli Henke e Missionários Maurício e Dondeena Caldwell.
A primeira turma, composta por 13 alunos, fez o Curso de Teologia Ministerial, cuja duração máxima era de três anos, visando a formação de Pastores e Obreiros.
No ano de 1976 o Currículo foi reformulado, passando a oferecer dois cursos: “Educação Cristã” (2 anos de duração); e “Teologia Ministerial” (4 anos de duração).
No dia 08 de Novembro de 1988, o nome da instituição foi alterado para “Instituto Teológico Boa Terra”(conforme a 50ª Ata da Assembléia Geral da Igreja de Deus no Brasil).
No ano 2000 o Currículo foi readaptado para três anos de duração, oferecendo três opções diferentes: “Fazedor de Tendas” (um ano de duração); “Pedagogia Cristã” (dois anos de duração; e “Teologia Ministerial” (três anos de duração).
A partir de 2007, o Currículo foi novamente reformulado, com a duração máxima de quatro anos, com três opções diferentes: “Matérias Avulsas (individuais); “Pedagogia Cristã” (dois anos de duração); e “Teologia Ministerial” (quatro anos de duração). A respeito da Teologia Ministerial, o aluno permanece três anos no Instituto Teológico Boa Terra e no quarto ano o mesmo faz uma integralização junto a uma Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação. Para isto existem várias opções e a instituição tem parceria com uma.
O Nome Instituto Teológico “Boa Terra”, tem como base bíblia a parábola do semeador de Mt. 13.1-8, 23. Onde lemos a partir do verso três: “...Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear; uma parte caiu a beira do caminho, ... outra caiu em solo rochoso... outra caiu entre os espinhos, ... e outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um”. Conforme a explicação de Jesus nos verso 18 a 23 somente a que caiu em boa terra é que produziu frutos permanentes. “mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica, e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.
Propósito
O Instituto Teológico Boa Terra, foi fundado e desenvolvido com a finalidade de treinar e equipar os cristãos com uma boa formação acadêmica, caráter provado, e vida cristã íntegra, para atuarem como líderes servos e formadores de opinião, com base na cosmovisão bíblica.
Visão
“Influenciar, servir e preparar pessoas vocacionadas para o serviço no reino de Deus, de modo que Jesus seja conhecido entre as nações”.
Valores
- Vida Espiritual: Fé viva, Estudo da Palavra, Oração, Integridade, Santidade, Unidade, Fraternidade;
- Ter consciência do chamado para o ministério;
- Ter compromisso com suas responsabilidades pessoais: cooperação na igreja, trabalho, tarefas, finanças, testemunho de vida, disciplina;
- Prontidão para o serviço cristão;
- Compromisso ético e moral com a Obra da Igreja de Deus, e, ou com a sua igreja mantenedora;
- Comportamento ético e transparente em relação oposto, observando disciplina e limites.
- Buscar e viver um namoro cristão, compatível com o seu chamado;
Metas
- Reconquistar e manter a confiança da Igreja de Deus;
- Tornar-nos uma referência no Ensino Teológico e demais cursos oferecidos pelo ITBT;
- Atualização dos professores e maior envolvimento dos Pastores no preparo de novos líderes;
- Mais contatos com as Igrejas e intensificação das viagens missionárias;
- Cooperar com o alvo nacional, em abrir novos trabalhos nas capitais brasileiras;
- Servir às igrejas ministrando cursos intensivos;
Desafio
Incentivar os líderes e as igrejas à importância do preparo de mais obreiros para a seara do Senhor : “ A colheita é grande mas, os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da Colheita que envie trabalhadores...” Mateus 9.37, 38
|
TEOLOGIA COM O RECONHECIMENTO DO MEC
Nós da direção do ITBT estamos sempre empenhados em buscar alternativas para que possamos proporcionar ao aluno uma formação de qualidade, para isto professores têm buscado formação acadêmica necessária e agora temos a oportunidade de oferecer reconhecimento do MEC em seu Diploma.
A FEPAR Faculdade Evangélica do Paraná(FEPAR), por sinal bem conceituada, nos oferece uma parceria para a integralização do curso de Teologia Ministerial.
A proposta ao Aluno (de Teologia) do ITBT é esta a partir de agora: Quatro anos para a formação completa em Teologia. Para isto o Aluno terá três anos de estudos no ITBT, com Diploma em Teologia Ministerial Básico, e o quarto ano na FEPAR (vestibular por meio de uma redação). Neste tempo o estudante poderá residir nas dependências do ITBT sem ônus(exceto quando o estudante levar mais tempo do previsto)
A FEPAR estará integralizando as disciplinas nossas em seu histórico e a complementação do quarto ano - concluindo assim com o seu histórico e Diploma de “Bacharel em Teologia” reconhecidos pelo MEC.
Enquanto o estudante estará envolvido nesta conclusão de curso, já poderá estar em estágio de conclusão de curso numa das igrejas da região.
Obs. O Estudante não será obrigado a fazer esta complementação na instituição indicada. Este é apenas um caminho possível, facilitado por meio do Instituto Teológico Boa Terra com a Faculdade Evangélica do Paraná. Pois existem várias outras instituições que oferecem esta forma de complementação.
Continuará a existir o Curso de Pedagogia Cristã de dois anos (como um curso livre – sem o reconhecimento do MEC) Apenas o curso de Teologia poderá ser reconhecido por questão das exigências do MEC, em cumprir horas aula.
Atenciosamente em Cristo.
Pr. Willy Scheffelmeyer – Dir. Acadêmico
Pr. Ivo Waldow – Dir. Admininstrativo
Veja imagens do ITBT: